Projeto Verão Saudavel

Olá leitores, peço desculpa pelo tempo que fiquei sem postar é que fiquei um pouco sem tempo e voltei com novidade, vamos falar sobre saúde, e um assunto muito importante. Os cuidados com a saúde no verão, temos que intensificar e para falar disso eu fiz uma pequena entrevista um aluno de educação física.

    Tem algum esporte que você recomenda para o Verão? 

Preferencialmente levam-se em consideração as possibilidades que cada região tem a nos oferecer. Por exemplo, quem mora perto da praia, tem um bom espaço e um ar mais apurado para se realizar esportes. Na praia bons esportes como, frescobol, vôlei de praia, peteca, beach soccer surf, e outros da para serem realizados no local.
Já quem mora na cidade, seja ela grande ou pequena apesar das limitações de espaço pode sim fazer alguns esportes. Uma caminhada e corrida já é uma ótima iniciativa para se manter a forma. De preferencia acompanhada de uma amiga ou amigo para a atividade se tornar ainda mais prazerosa

    Algum tipo de comida a se evitar nessa época??

Verão é uma estação bastante quente. Muitas pessoas não se alimentam direito nessa época por conta do calor, correria do trabalho etc. O que tem que ser abordado é a questão de higienização e de armazenamento dos alimentos. Em uma barraca quando compramos algo, não se sabe da procedência desses alimentos, portanto tem grandes riscos de provocar uma infecção intestinal. Já em casa, sempre que terminar de comer, guardar os alimentos na geladeira, tapa-los corretamente, podendo assim evitar contaminação de algum fungo ou bactéria.
Em relação a evitar algum tipo de comida, não recomendo alimentos em conservas e alimentos processados (linguiças, salchichas e hamburgueres feitos com restos de carnes de abate), porque mesmo se ainda estiver no prazo de validade, a água que armazena o alimento pode estra comprometida devido a temperatura que pode acelerar o processo de decomposição desse produto.  E para os alimentos processados, por ser de restos de vários carnes, não se sabe se uma teve o mesmo preparo de abate. Portanto é sempre bom ficarmos atentos a isso.

Não tenho tempo para academia me recomenda algum tipo de exercício pra fazer em casa?

Existe ‘’N’’ possibilidades de fazer exercícios em casa. Com cabos de vassoura, garrafas PET’s com areia dentro, no chão de casa, na cadeira da copa, abdominais etc. Vou apresentar alguns exemplos de exercícios que podem ser realizados em casa:

Flexão
Para trabalhar o peito, tríceps e ombro, a flexão é o exercício ideal. Se posicione de frente para o chão e coloque as mãos na largura dos ombros a 90° em relação ao corpo e deixe os cotovelos semiflexionados. Para dar início ao exercício, eleve todo o tronco e em seguida volte à posição inicial. De início, os joelhos devem ficar apoiados no chão, mas à medida que houver evolução no exercício, tente manter apenas a ponta dos pés apoiadas.
Repetições: 3x15.



Pular corda
Pular corda é um exercício simples, mas queima cerca de 15 calorias por minuto. Uma hora pulando corresponde a cerca de 900 calorias a menos. Além de ser muito divertido, esse exercício trabalha todos os músculos, ajuda a queimar as gordurinhas localizadas, afina a silhueta e ainda tonifica a panturrilha, as pernas, bumbum e abdômen. Repetições:3x de 1min.

Abdominal prancha isométrico. 
De barriga para baixo (decúbito ventral) estender as pernas e flexionar os cotovelos os deixando na linha do ombro. Ficar por esta posição estática ( parada).
Repetições: 3 x30 segundos. 

Abdominais.
Legenda: decúbito dorsal = Costas no chão e barriga pra cima.

 Dê uma dica para curtir o verão de forma consciente e saudável!

No verão por ser uma época quente, tem que ser hidratar bem e usar protetor solar. E se for beber cerveja ou seja qual for a bebida alcoólica, não dirija. Ter responsabilidade é a palavra chave para este verão. 






Eu me chamo Altair Lopes, sou estudante de Educação Física na Faculdade ESFA em Santa Teresa – ES. Tenho 21 anos,  sou signo de Escorpião e gosto de praticar esportes, em especifico futebol. 

0 comentários