Saúde: Diga não ao mau humor na mudança de horário!

Olá pessoal.

Muita gente gosta do horário de verão, e muita gente odeia, mas querendo ou não ele acontece e e para a sorte de muitos ele também acaba, e chega ao fim nesse domingo (22/02), então se prepare para atrasar os relógios. O que acontece é que a transição de um horário para o outro pode prejudicar sua saúde. 



De acordo com Nayara Rocio, médica nutróloga pós-graduada em Nutrologia pela Santa Casa de São Paulo, o horário biológico se adapta com a luz do sol. Quando os ponteiros dos relógios são alterados, o corpo fica desorientado. Ela revela que alguns alimentos, como café, chá verde e mate, podem acelerar a produção de adrenalina e causar insônia, se ingerido no fim da tarde ou à noite.  Por isso, essas bebidas devem ser evitadas nestes horários. “Mas existem alguns alimentos que podem ajudar no sono. Um exemplo é a banana, que é rica em triptofano – um precursor da serotonina (hormônio da felicidade) -, que é essencial para a produção de melatonina, o hormônio do sono”, comenta. Alface e maracujá podem auxiliar em um sono mais tranquilo.

Algumas dicas para dizer Tchau ao mal humor, e ajudar a ter um dia mais calmo e menos estressante:

Dicas práticas:
1.    Durma em um ambiente silencioso, arejado e escuro. Isso ajuda na produção de melanina, hormônio regulador do sono;
2.    Não faça exercícios físicos ou assista TV antes de dormir, porque podem prejudicar o sono;
3.    Durma em horário regulares, pelo menos durante os cinco primeiros dias após a mudança de horário;
4.    Acorde no horário correto já no primeiro dia para uma melhor adaptação;
5.    Antes de dormir, aposte em atividades relaxantes como ioga, meditação e massagem

Nayara também enfatiza que praticar exercícios físicos aeróbicos ao acordar ajuda o corpo a despertar mais rápido, ter um dia produtivo e uma boa noite de sono.

0 comentários